sábado, 31 de dezembro de 2016

REENCONTROS DA VIDA

A Todos os Companheiros que à 43 anos andavam por lá, aos que ainda por "CÁ" andam, aos que nos acompanham nos nossos encontros, aos que por qualquer razão não "querem" estar connosco, mas conseguem seguir-nos, Aí vão os nossos votos que 2017 seja mais uma etapa ultrapassada com muita saúde.Um sentimento de LUTO aos que partiram, com a certeza que em "fila indiana", em pelotão, em Batalhão ou em rendição individual nos havemos de encontrar "UM DIA" para fazermos a "festa" que faltou. A todos os familiares dos presentes, dos ausentes, dos que estão com baixa, e muito particularmente aos que "VIRAM" os seus partirem ainda numa fase precoce da vida,fazemos votos que não deixem de se envolver "nas Memórias" dos vossos ente-queridos. Feliz 2017



sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

Feliz Ano Novo

A todos os nossos Companheiros do Batalhão 4513 e seus familiares, votos de muita saúde e que 2017 vos surpreenda com coisas boas. Um abraço e vamo-nos vendo por aí.



quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

CROMOS

Homem da 1ª linha dos nossos encontros, esteve sempre presente e organizou em conjunto com o "malogrado e saudoso" Basilio o Encontro em FOLGOSINHO.


segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

ANIMAÇÃO


FELIZ ANO NOVO

Como está a chegar, aproveitamos a oportunidade de Desejar a todos os Ex.companheiros e seus Familiares um novo Ano cheio de Saúde, e a realização de sonhos que faltem realizar.Aos companheiros que passem por um período menos optimista em termos de saúde, votos de rápidas melhoras e que o novo ano vos traga a esperança para ultrapassarem esta fase menos boa.


REGRESSO

Após a consoada de Natal, vamos ao trabalhinho porque as obrigações não esperam e muito menos os EX.Companheiros mais preguiçosos, que deixam sempre para a ultima hora a decisão da sua presença. Estamos em crer que este ano não vai ser muito diferente e por isso vamos "martelando" tantas as vezes quantas as que achamos necessárias. A data está decidida 10 de Junho de 2017, o local AVEIRO também, do Restaurante já vos falamos (Solar das Estátuas ) portanto "Amigos" marquem na vossa agenda para não falhar.


quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

FERIAS

Vamos encerrar o "trabalho" da Assembleia por motivo das férias Natalícias. vamos partilhar a ultima foto até ao fim de semana e como nunca é demais aproveitamos para vos Desejar um Santo e Feliz Natal, voltaremos revigorados com os excessos da consoada.


segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

FALTOSOS

Alguns companheiros que têm andado arredados dos nossos ENCONTROS, não sabemos quais as razões, admitimos que uns por falta de saúde, outros por falta de posses, e outros por "agendamento" de compromissos para a data, e mesmo até que outros por "preguiça" pois a idade não perdoa. Vamos ver se os conseguimos trazer em 2017.


domingo, 18 de dezembro de 2016

CROMOS

O Filipe é uma das "baixas" de NHACOBA. Evacuado após o incidente nunca mais se juntou à malta na Guiné, viemos a reencontrar nos primeiros "Encontros" ultimamente tem andado "fugido" muito embora alguns problemas de saúde o tenham obrigado a faltar, Recuperado do período mais "complicado" vamos ficar a aguardar para 2017.

SIMBA

Para manter a actividade, aí vai mais uma "recordação"
Nota: é natural que as "noticias" se vão repetindo, mesmo fazendo algumas malabarices nas montagens. A verdade é que as "fontes" são sempre as mesmas e quem dá o que tem a mais não é "OBRIGADO"

quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

CROMOS


Para mantermos em "alerta" os nossos "clientes" lá vai mais um post.
O Arménio, condutor da 2ª Companhia presença assídua nos nossos reencontros. Homem do mar e do mar continua a sua inspiração para o artesanato ao que o mar diz respeito.


sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

BOAS FESTAS

QUEREMOS CHEGAR LONGE
E para tal começamos mais cedo,a dirigir os nossos votos de Boas Festas, desejo de um FELIZ NATAL a todos os nossos ex.companheiros, aos seu familiares e Amigos.Votos muito sinceros que o próximo ano vos traga muita saúde e a realização de alguns sonhos que vos faltem realizar,Vamos fazer uma retirada estratégica para vos proporcionar uma época Natalícia com outros "sabores", voltaremos mais "fortes" no reinicio dos trabalhos e entretanto aos que poderem FAÇAM O FAVOR DE SEREM FELIZES.

quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

MEMORIAS



CROMOS

O condutor "impedido" do Comandante, o Rocha é presença assídua nos nossos "ENCONTROS" e faz-se sempre acompanhar por alguma família.Vive em Lisboa e é "LAGARTO"


quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

CROMOS


O mais igual entre os iguais. 

De fisionomia muito semelhante embora mais velho, mais barrigudo (como todos) mas aquele que mais facilmente é reconhecido por ex.companheiros que já não o viam à longos anos.Manteve os traços da juventude daquele tempo e habitualmente faz parte dos nossos "Encontros".


terça-feira, 6 de dezembro de 2016

BLOGUE

CONTINUAMOS A CONTROLAR AS VISITAS AO NOSSO BLOGUE

As novas tecnologias permitem coisas de facto quase impensáveis, mas é do inimaginável que ainda tem mais sabor
Na semana de 29 /11 /2016 a 06 /12 /2016
145 visitas em Portugal
42 visitas da Rússia
33 visitas da Alemanha
18 visitas dos Estados Unidos
5 visitas de França
3 visitas da Suíça
2 visitas da Holanda
1 visita do Canadá
1 visita de Itália
1 visita Malásia

Se algo parece anormal, nem sempre se entende o porquê por ex. 1 visita da Malásia, o certo é que se alguém visita o nosso Blogue é porque este lhes diz alguma coisa. Não sabemos na grande maioria das visitas que relação temos ou tivemos com esses visitantes, admitimos que até possam ser ex. companheiros do Batalhão 4513 ou familiares ou simplesmente “Blogueiros” que por gosto seguem vários blogues. Sejam quem for, vamos continuar a publicar para eles aquilo que formos capazes, mas se porventura TU estejas onde estiveres e se tiveste uma ligação ao Batalhão 4513, diz-nos qualquer coisa, pois ficaríamos muito satisfeitos de receber noticias vossas.
Com um grande abraço
A organização encontro 2017


BOAS FESTAS

QUEREMOS CHEGAR LONGE
E para tal começamos mais cedo via Blogue a dirigir os nossos votos de Boas Festas, desejo de um FELIZ NATAL a todos os nossos ex.companheiros, aos seu familiares e Amigos.Votos muito sinceros que o próximo ano vos traga muita saúde e a realização de alguns sonhos que vos faltem realizar, espalhem AMIZADE para receberem amizade. 


segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

RECORDAÇÕES

RECORDAR É VIVER, PARTILHO COM OS AMIGOS QUE NÃO TÊM ACESSO A ESTAS FOTOS.



CROMOS

Acérrimo "militante" dos nossos reencontros, é dos convivas que mais Quilómetros tem feito para reencontrar "Velhos Companheiros". Vive em Sines no Algarve e tem estado presente quase em todos, falhou Ponte de Lima que justificou pela distância o que naturalmente compreendemos,mas vamos ficar à espera dele (e família) para o próximo em Aveiro.



REFORÇOS

Continuam a chegar militares para completar o "Plantel"

OS “REFORÇOS NO MERCADO” DE JULHO 1973 
CCS
       – Soldado José S. Pereira
1ª Companhia
      – 1º Cabo Salvador José Clemente
2ª Companhia
      – Furriel Humberto Armando Guerreiro Leiria
        1º Cabo – José Alberto Carvalho
        1º Cabo – Joaquim Almeida Bico
        Soldado – José Luís Correia Félix
3ª Companhia
        Furriel – Cândido Rosa Ferreira
       1º Cabo – António Manuel Brito Nunes

       Soldado – Carlos M. Almeida

domingo, 4 de dezembro de 2016

CROMOS

Quem não se recorda do Amigo "MUXAGATA" ? Atenção malta da 3ª Companhia, o Sr. José Manuel Coelho, mais conhecido entre nós por Muxagata, nome da Terra de onde é natural.Tem exercido papeis de relevo em termos autárquicos, já foi Presidente da Junta lá do Sítio. Homem de memória fresca, fala da nossa vivência da Guiné como se tivesse acontecido ontem. Tem aparecido aos nossos "Encontros"


sábado, 3 de dezembro de 2016

CROMOS

O Adalberto Silva; um dos homens da "organização 2017", esteve sempre connosco desde a "IDEIA" dos encontros. Em conjunto "organizou" na Pateira de Fermentelos e tem participado em todos os outros. Lamentavelmente não nos acompanhou até ao fim da nossa missão. Foi uma das baixas de INHACOBA, mas sempre imbuído no espírito dos militares do Batalhão 4513.

sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

ALGUNS “REFORÇOS” CONTINUAM A CHEGAR NO MÊS DE JULHO DE 1973
Mas creio que já falei disto, um acidente entre “conterrâneos” levou à morte um companheiro da C.C.S. que exercia a actividade de cozinheiro em Aldeia Formosa: Segundo a minha memória ( e peço desculpa se não for inteiramente fiel)
Dois amigos originários da mesma localidade cá em Portugal, mobilizados para a Guiné, um cozinheiro da C.C.S. do Batalhão 4513, o outro militar destacado na “CHAMARRA” que se abasteciam diariamente de géneros, agua, do correio entretanto chegado, permitia a que o militar destacado na “CHAMARRA” viesse com muita regularidade a Aldeia Formosa e sempre que por lá passava um dos destinos era a “cozinha” do amigo onde sempre se desenrascava com alguma coisa para comer. Até que um dia se deu a TRAGÉDIA, brincadeiras que acabam por se tornarem pesadelos.
O homem da CHAMARRA, dirigiu-se como habitualmente á cozinha e ao seu conterrâneo sempre com o mesmo propósito, desenrasca lá uma bucha, e o cozinheiro num acto de brincadeira teria dito que hoje não havia nada para ninguém, ripostando o conterrâneo “olha que eu dou-te um tiro” e pelo que se diz o cozinheiro teria dito, dá-me um tiro no cu. O homem da CHAMARRA não teria feito a devida segurança na arma e ao apontar, disparou sobre o cozinheiro causando-lhe a morte.

O Soldado da C.C.S. que faleceu (auxiliar de cozinheiro) – Gastão da Costa Araújo  


PRATO CHEIO



CROMOS

Tem andado "fugido", nunca apareceu num encontro do Batalhão, tivemos o privilégio de o reencontrar em 2 encontros de furriéis da 3ª Companhia, Emigrado nos Estados Unidos durante muitos anos de onde regressou já a alguns anos. Vamos ficar na expectativa que APAREÇA.


quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

CROMOS

O Zé Azevedo, não tem aparecido nos nossos convivios, segundo ele, razões profissionais o tem afastado. Um conselho de amigo.Zé manda o trabalho à fava e vê se apareces


COLHEITA 73

Colheita de 1973 - Carrascão devido ás agruras da vida, mas com um sabor "adamado" pelo sentimento que nos unia. "Borrachão" para afagar as mágoas que nos atormentavam e "alimentava a alma nas nossas festas" VIVA O VINHO.