quinta-feira, 31 de outubro de 2019

KM


“Medida aos Quilómetros”
António Augusto Cristino
Soldado – 1ª Companhia
Trevões – S. João da Pesqueira
Se não me falha a memória não será do primeiro, mas de em muitos já marcou a sua presença, faz-se acompanhar pela esposa e pelo filho e nora, já é uma “marca” importante a sua companhia, muito gostávamos que mais malta da 1ª Companhia aparecesse para valorizar ainda mais os nossos CONVÍVIOS. Vamos aguardar por melhores dias em 2020.

“Medida aos Quilómetros”
Fernando Augusto Canhoto
Condutor – 1ª Companhia
Matosinhos – Porto
Grande entusiasta destes reencontros, só mesmo um problema de saúde o afastou do último, esperemos que recupere bem para marcar presença em Penacova. Organizou o Encontro de Matosinhos, mobilizou a família e todos contribuíram para o sucesso do Convívio.

 “Medida aos Quilómetros”

Domingos Costa Oliveira
Furriel – 2ª Companhia
Senhora da Hora – Matosinhos
Frequentador assíduo dos nossos convívios, consegue juntar alguns Companheiros que fizeram parte do seu “grupo de combate” é bastante participativo na vivência e partilha de memórias durante os “Repastos”. Esperemos que “alinhe” em 2020


“Medida aos Quilómetros”
Manuel da Costa e Silva
Soldado – 2ª Companhia
Famalicão
Grande “animador” dos Convívios, embora a perda do seu “comandante” tivesse “esmorecido” o ambiente, nada melhor do que continuar a conviver com os que vão aparecendo. Sempre disponível aguarda sempre a “mobilização” do “Pimenta” que é o “chefe” neste momento do grupo do saudoso Alferes Carlos Lopes. Vamos ver em 2020, esperemos a mesma saúde e a mesma disponibilidade.









quarta-feira, 30 de outubro de 2019

KM


“Medida aos Quilómetros”
Manuel Afonso da Rocha
Feijó - Almada
Condutor – 3ª Companhia - Impedido do Comandante
Um dos “Iniciais”, primou sempre pela presença até que á dois anos (Guimarães) um problema de saúde o afastou dos nossos convívios. Julgo que recuperado marcará presença em Penacova. Vamos contar com ele.


“Medida aos Quilómetros”
Alberto Simões Gomes
Cozinheiro – CCS
Cucujães – Oliveira de Azeméis
“Custou” a aparecer, as redes sociais deram um ajuda. Marcou sempre presença desde aí, vamos esperar que tudo corra pelo normal e lá estaremos em 2020


“Medida aos Quilómetros”

Manuel Augusto Santos Vicente
Condutor – CCS
Assafarge – Coimbra
Irrepreensível desde a Mealhada, presença assídua nos Eventos organizados até 2019. A “jogar em casa” não vai querer faltar em Penacova. Vamos esperar por ele acompanhado como sempre pela esposa.


 “Medida aos Quilómetros”
Silvino Maia da Silva
Condutor – CCS
Guidões – Trofa
Sendo um elemento que não fez parte inicial do nosso Batalhão, foi “transferido” de outra Companhia que, entretanto, tinha terminado sua missão no TO e como era ainda periquito foi incorporado no 4513. Tem sido um elemento com uma boa média de presenças. Sempre que a data não coincida com o Encontro da Companhia de que fez parte. Vamos ver em 2020 


 “Medida aos Quilómetros”
João Azevedo Martins
Soldado – 2ª Companhia
S. Vicente de Oleiros - Guimarães
Com a ajuda das redes sociais e da Internet chegamos até um familiar, Chegou até nós em Aveiro e voltou sempre, esperemos que 2020 não haja limitações.









segunda-feira, 28 de outubro de 2019

VIDAS CRUZADAS - PARTE III


Vidas Cruzadas – Parte III
25/10/2019
Pois chegou a hora de descrever o que nos levou a Albergaria a Velha
Alertados pela Maria Eugénia, viúva do nosso saudoso companheiro Celestino Oliveira  e “passada” a palavra através do Jorge Leão tomamos conhecimento que o nosso Camarada e Amigo Manuel Pimenta
 ex. enfermeiro da 3ª Companhia estaria a “gozar” uns dias de licença e vai daí zarpamos em direcção a Albergaria para podermos conviver e “recrear” momentos que para  todos nós se tornaram inesquecíveis.
Confraternizar e dar aquele ABRAÇO com a certeza que um "dia destes" voltaríamos para actualizar a Conversa.
Dadas as características do “momento” estiveram alguns dos muitos que provavelmente gostariam, mas parece-me que estiveram aqueles que mais próximos teríamos estado desde a vinda da Guiné.
A presença do Alípio Estima e esposa – do Jorge Leão e esposa da Maria Eugénia estiveram a Adalberto SilvaManuel Alves – Jaime Ramos o José Maia e o António Barbosa (transmissões) alguns dos que melhor poderiam “testemunhar” as agruras de NHACOBA. 







domingo, 27 de outubro de 2019

VIDAS CRUZADAS - PARTE II


DIA 17 DE MAIO DE 1973
“BALANÇO FINAL” - DESTINO NHACOBA
Vidas Cruzadas – Parte II
25/10/2019
E porque o destino assim proporcionou, e já referido anteriormente lá nos encontramos num “repasto” entre alguns Amigos que viveram e sofreram de perto este “Episódio” das nossas vidas.
46 Anos depois, foram contados mais em pormenor passagens desse dia das consequências, o sofrimento e os riscos mais ao menos graves por o que cada um passou. Nas primeiras pessoas tivemos o “testemunho” dos ex. Furriéis Manuel Alves, Adalberto Silva e mais testemunhos de alguns “comparsas” que por lá andaram. Claro que no meio estava a tal figura “mistério” pelo qual todos os feridos desse dia passaram pelas suas mãos.
Recordo o Registo das “baixas” no Combate desse dia.
Adalberto Costa Silva, Filipe Manuel Ferreira Gonçalves, Manuel Augusto Ferreira Alves, Manuel Fernandes Carvalho, João Orlando Ferreira Figueiredo e Armando Cardoso Soares.


SEGUE - 

sábado, 26 de outubro de 2019

VIDAS CRUZADAS


Atenção “pessoal” da 3ª Companhia
VIDAS “CRUZADAS”
Parte – I
Quis o destino que numa fase das nossas vidas nos tivéssemos cruzado muito jovens
(já lá vão 46 anos) “partimos” por águas do Mundo a caminho da Guiné, onde por obrigações militares vivemos momentos de grande intensidade pessoal e militar.
Amigo que se fez na “Guerra” é amigo para a vida e este como muitos outros serão Amigos até cada um de nós terminar a comissão a que nos propusemos levar adiante.
As encruzilhadas no percurso das nossas vidas, nem sempre seguem a direito, num “cruzamento” qualquer não se respeita o STOP e um acidente está ali á porta.
Este companheiro, teve um Stop que não parou, e o acidente apareceu, hoje ainda paga pelo facto de não ter “parado” em tempo útil. Ontem e por iniciativa da Maria Eugénia (Viúva) do nosso Companheiro Celestino juntamo-nos para “matar” saudades num Almoço que nos transportou a Aldeia Formosa- Mampatá – Colibuia – Cumbijà e principalmente ás incidências de NHACOBÁ.
Segue. parte II




ANIVERSÁRIO


quinta-feira, 24 de outubro de 2019

KM


 “Medida aos Quilómetros”
António Correia Marques da Silva
Alferes – 3ª Companhia
Macau – Penacova
Deslocado muitos anos em Macau, “apareceu” pela primeira vez em Nogueira da Regedoura, “apaixonou-se” pelas memórias partilhadas, voltou sempre nas datas definidas. Agora e radicado na sua Terra Natal, encheu-se de brio e responsabilizou-se pela organização em 2020.
E como habitualmente vai primar pela excelência no Evento


“Medida aos Quilómetros”

Carlos Machado Durães
Atirador/Barbeiro – 3ª Companhia
Regadas – Fafe
Sempre na 1ª Fila, creio que falhou 1, sempre desde a primeira hora ao nosso “lado”.
Organizou com o Oliveira e o Moreira o Encontro de FAFE
Convicto e como gosta destes Reencontros e se tudo correr pelo normal lá contaremos com ele em Penacova.


“Medida aos Quilómetros”
Armindo Frutuoso Costa
Soldado – 2ª Companhia
Matosinhos
Uma das presenças mais “constantes” nos nossos Convívios
Sempre procura “juntar” com o pessoal do seu grupo de Combate que era comandado pelo nosso Saudoso Alferes Carlos Lopes. Vamos contar com a sua presença em 2020


 “Medida aos Quilómetros”
Jorge Fernando Pinto Leão
Enfermeiro – 3ª Companhia
Freamunde
Um dos fundadores, uma entrega enorme no “recrutamento” do pessoal, determinante nas primeiras convocatórias e presença assídua nos convívios que vamos realizando
Esperemos que nos acompanhe por muitos anos, vamos contar com ele em Penacova.


 “Medida aos Quilómetros”
Fernando Castro Rodrigues
Atirador – 1ª Companhia
Silvares - Guimarães
“Militante” assíduo nos nossos Encontros, recordo-me da sua presença em todos os que já se realizaram, sempre colaborou com os organizadores com a sua disponibilidade em transportar (autocarro) os Companheiros do Norte para os vários destinos que já visitamos. Peça importante na deslocação, vamos muito provavelmente precisar mais uma vez no transporte até Penacova.







ANIVERSÁRIO


quarta-feira, 23 de outubro de 2019

KM


“Medida aos Quilómetros”
Arnaldo F. Amado João
Alferes – 3ª Companhia
Bragança
“Folha Limpa” em presenças, acompanha-nos desde a Mealhada (2009) um dos mais “debita” Quilómetros para estar connosco, Presença considerada essencial para uma maior valorização dos nossos Convívios. Se tudo correr pelo melhor contamos com ele em Penacova 

“Medida aos Quilómetros”

Manuel Teles Peixoto
Soldado – 3ª Companhia
Amarante
Mais um dos “sobreviventes” da Mealhada 2009
Grande animador destes Eventos, procura envolver os mais próximos para a sua presença. Vamos se tudo correr pelo melhor a encontra-lo em Penacova

 “Medida aos Quilómetros”
José Carlos Jesus Pinto
Furriel Sapador – CCS
Tortosendo – Covilhã
Não sendo um dos “totalistas”, apareceu pela primeira vez em Almeirim, mas desde então tem aparecido com regularidade. Um dos que tem “palmilhado” mais quilómetros para estar connosco, esperemos a mesma disponibilidade para 2020.

“Medida aos Quilómetros”
João Henrique C.F. Carneiro
Furriel – CCS
Moçarria – Santarém
Um dos primeiros “militantes” da nossa “Causa”, primou sempre pela presença e um entusiasta que contagia pela simpatia todos os presentes, sempre acompanhado pela esposa quase já “formaram 2ª Família” com muitos/as dos Companheiros e respetivas esposas. Contaremos com ELES em Penacova com certeza se não houverem problemas de saúde. 





terça-feira, 22 de outubro de 2019

KM


“Medida aos Quilómetros”
José António Cortez Alves
1º Cabo – Radio-telegrafista – 2ª Companhia
Maia – Porto
“Incorporado” mais recentemente, tem aparecido nos últimos Convívios. Vamos ver se confirma a presença em 2020


“Medida aos Quilómetros”

Arlindo Fernandes Semedo
1º Cabo Cozinheiro – CCS
Lameira de Sta. Eufémia - Luso
Sem “falhas” de registo, presente desde o primeiro, continua disponível para o “próximo caso a saúde o permita, nós contamos com ele.


“Medida aos Quilómetros”

António Afonso Oliveira
Soldado – 2ª Companhia
Antime – Fafe
Quase que garanto que nunca falhou, mas sem certezas absolutas diria que se falhou não se deu por ela.
Ajudou a organizar em Fafe, entusiasta destes convívios, contaremos com ele em Penacova.
“Medida aos Quilómetros”
Avelino Brito Pinto
2ª Companhia – Nhala
Ponte de Lima
Apareceu mais tarde, julgo mesmo que acompanhou pela primeira vez em Aveiro, colaborou com o Saudoso Marino na organização em Ponte de Lima. Desde aí tem aparecido sempre e faz-se acompanhar pela Esposa e os Netos o que valoriza a passagem por estas andanças.