terça-feira, 14 de junho de 2016

Ponte de Lima 2016

VII Encontro do ex. militares do Batalhão 4513
Ponte de Lima
11 Junho 2016
Grande entre os maiores que já tivemos, excelente reencontro do pessoal da nossa “GUERRA”, entre os que marcaram a felicidade nos reencontros, este esteve ao melhor nível, sentiu-se Amizade, União e Satisfação a lembrar tempos vividos na Guiné.
Apareceram “caras novas” e as novidades foram muito bem acolhidas, fiquei com a sensação que nos víamos regularmente e á muito tempo. Fiquei também com a sensação que os que não quiseram aparecer vão-se arrepender para a vida.
Claro que para tudo isto, muito contribuíram os “comandantes” Marino Costa e Avelino Brito” com uma excelente organização, que até surpresas apareceram (fanfarra) na recepção e ranchos no decorrer do almoço. Depois de uma missa realizada numa igreja no centro da Vila em memória dos companheiros já desaparecidos. Seguiu-se o almoço no restaurante “o Sonho do Capitão” onde todos degustaram um excelente buffet de frios, seguindo-se no salão principal o serviço de restauração com o tradicional “arroz de Serrabulho” com rojões de porco preto. Vou referenciar o ambiente de alegria e amizade que se foi espalhando na sala, atingindo o rubro aquando da entrada em cena do Rancho Folclórico. Toda a gente cantou, dançou. Acabamos a cerimónia a cantar os parabéns e a partilhar o BOLO DO BATALHÃO.
Acabou como começou; em festa, vi os rostos a partir e a sorrir de felicidade pelo reencontro dos sexagenários de agora e antigos companheiros que cumpriram serviço militar na Guiné entre Março de 1973 até Setembro de 1974. 
Faltou alguém que se disponibilizasse para a organizar 2017, continuamos a aguardar que a consciência de alguém não deixe parar estes momentos.
Para finalizar não queria e nem posso deixar passar um profundo agradecimento ao STAFF do Marino ( eles sabem quem são) que muito contribuíram para que “Ponte de Lima” fosse um sucesso. Viva Ponte de Lima venha o 2017.





Ver mais em FOTOS 


segunda-feira, 13 de junho de 2016

DIA DE ST. ANTÓNIO

QUANDO A CHAIMITE CAÍU NA PEDREIRA
13 DE JUNHO 1973
EM ESPECIAL PARA O AMIGO ANTÓNIO CALADO
Acordei manhã muito cedo ao som (RADIO) com algumas músicas tradicionais das marchas de STº. António, Tinha missão para esse dia com o meu GRUPO DE COMBATE, íamos fazer segurança à Engenharia que continuava a abrir a estrada para NHACUBÃ e como sempre o AMIGO MARCELINO, veio bater-me á porta do quarto para confirmar se já estava acordado o que depois da confirmação dirigimo-nos para a BERLIET que estava estacionada já muito próximo do Gabinete do Comando e pelos vistos só faltávamos mesmo nós.
Curiosamente ou não, ao contrário dos meus hábitos eu ia a cantar as ditas músicas que todos conhecemos e que fazem referência às festas da época e para espanto da maioria dos “ouvintes” o amigo António Calado virou-se para mim e disse-me “VENS A CANTAR AINDA VAI HAVER MERDA” e eu naturalmente virei-me para ele e disse-lhe “então não sabes que hoje é dia de Santo António?” e lá seguimos em direcção ao “OBJECTIVO”. Manhã de muito nevoeiro a fazer lembrar as manhãs da “METRÓPOLE” da época, passamos por MAMPATA e depois de fazermos as respectivas operações de rotina antes de entrarmos em zona de maior perigo lá seguimos na estrada que nos levaria á frente dos trabalhos de Engenharia.
Seguiam duas CHAIMITES á nossa frente e numa seguia uma equipa de picagem para em cada pontão que tínhamos que passar fazer a respectiva detecção de minas e facilitar a passagem da restante “coluna”. Não se via quase nada devido ao nevoeiro mas lá seguimos estrada fora na expectativa que tudo decorre-se pelo melhor, mas eis que chegados á zona de XITOLE fomos alvo de uma “EMBOSCADA” montada por um grupo I.N. que durante 10 minutos nos atacou com armas automáticas e granadas de morteiro 60 e ainda com RPG mas sem consequências graves para as nossas “TROPAS”. Acabaram por fugir depois da nossa reacção em direcção ao Rio HABI e ainda hoje me interrogo se eles nos estariam a ver (dada a densidade do nevoeiro) ou se reagiram ao som dos motores das viaturas que nos Transportavam.
O dia depois decorreu normalmente até ao fim da “MISSÃO” mas MAIS UM SUSTO que o nosso amigo Calado “adivinhou” ao som das minhas cantorias e mais um entre muitos que tinham acontecido desde o Inicio de Maio.


Jaime Ramos


sexta-feira, 10 de junho de 2016

FOTOS

Por iniciativa do nosso Companheiro e Amigo ex. alferes Marques da Silva







Mensagem

Estamos a poucas horas de atingir o nosso "OBJECTIVO", desfalcados de muitos "titulares" mas reforçados com várias aquisições que entram este ano pela primeira vez na nossa Equipa. Queria deixar aqui um agradecimento ao Jornal de Noticias em especial pelo relevo que deu ao nosso encontro e em particular ao Correio da Manhã que este ano também deu uma ajuda.A todos os companheiros que de uma forma ou outra contribuíram para que este ano tenhamos o maior grupo de militares e familiares juntos, ao Marino e ao Brito pela dedicação à causa. É possível que apareça mais algum de "ultima hora" como é normal. Lamentamos as ausências que muita falta fazem, mas para todos que se deslocarem a Ponte de Lima fazemos votos de uma boa viagem e desfrutem do convívio e de umas paisagens únicas no Norte de Portugal.

Até amanhã
e façam o favor de serem felizes.

10 de Junho

PORTUGAL, 10 de Junho de 2016


Homenagem a NÓS, Combatentes que pisaram território da Guiné ao serviço do Batalhão 4513 em Aldeia Formosa, Nhala e Buba e envolver nesta homenagem os que por lá perderam a vida e todos aqueles que por cá:
 “têm abandonado as nossas fileiras”
mas que mantêm sempre um lugar no nosso coração.

Naturalmente que incluímos nesta homenagem todos os ex. militares que combateram em defesa do que se achava serem os valores da Nação Portuguesa.


quarta-feira, 1 de junho de 2016

CONTACTO

Atenção pessoal da 1ª Companhia, fui contactado pelo o Oliveira esta semana, brevemente darei mais noticias sobre ele. No entanto por compromissos assumidas anteriormente não vai poder estar connosco em Ponte de Lima, outros momentos virão.