quarta-feira, 27 de dezembro de 2017

RECORDAR

Hoje trago-vos uma foto de um grupo de ex. furriéis tirada em Bolama em 1973. Deste grupo alguns já "partiram" outros não temos qualquer contacto e por isso não sabemos nada deles. A intenção é trazer à vossa memória figuras que fizeram parte da nossa Vida. Dos que partiram temos muita saudade, dos que não temos contacto, fazemos votos que se encontrem bem, aos que nos vão acompanhando Votos de um 2018 CHEIO DE SAÚDE.


terça-feira, 26 de dezembro de 2017

RECORDAR

A actividade obriga-me a procurar "motivos" que vos "prendam" ás nossas publicações. A pesquisa é constante mas muitas vezes leva-nos a repetir "posts" já partilhados. No entanto o que mais nos preocupa é manter-vos "agarrados" à "causa". Hoje trago-vos imagens que serão familiares a todos os que por lá andaram. Abraço e façam o favor de serem FELIZES.



domingo, 24 de dezembro de 2017

terça-feira, 19 de dezembro de 2017

ENCONTRO 2018

Porque estamos a passar por uma época festiva, não queria deixar de vos recordar que em 2018 o X - Encontro será em Guimarães.Aguardem pelas noticias que partilharemos com mais pormenores em Janeiro / Fevereiro logo que nos sejam disponibilizadas pela organização. Aproveito para desejar a todos os ex.militares do Batalhão 4513 e seus Familiares um Santo Natal e um Novo Ano com muita saúde, e a realização dos seus sonhos.


sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

BOAS FESTAS

Já estamos a “VIVER” a época NATALÍCIA, um momento mágico, de alegria e festa. Fazemos Votos que o vosso Natal seja passado ao lado dos que mais amam, com muita saúde, em paz e harmonia.
 E que o Ano Novo traga muita felicidade e prosperidade.
Aproveitem esta data para distribuir amor e carinho. Esqueçam tudo que correu menos bem no ano velho e pensem apenas no que desejam alcançar no NOVO ANO

Boas Festas!


quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

NÔ BAI GUINÉ BISSAU EP. 09 VARELA

PORQUE É NATAL

PORQUE ESTAMOS A CHEGAR AO NATAL
Hoje trago-vos á memória um acidente que mudou a vida a dois companheiros para sempre. Nesta época Natalícia em que a maioria continuará a “festejar” a vida não podemos esquecer aqueles que por razões várias a Vida foi “madrasta” SIM, houve um dia que recordo com muita tristeza, e por razões difíceis de explicar pois só quem viveu naquele ambiente de tensão, depressão e de fragilidades emocionais poderá compreender melhor.
O soldado João Jesus Bernardino Correia “Escamado” perdeu ali a sua vida, por motivos “fúteis” e relacionados com disputas de jogos de futebol.

O Martins (PENICHE) que conheci muito bem, era meu companheiro de conversa nos patrulhamentos, colunas e em todos os locais onde tínhamos obrigações a cumprir, grande Sportinguista, fazíamos do futebol as nossas conversas que ajudavam a passar o tempo; excelente pessoa, muito humilde e cumpridora das suas obrigações. Mas vá lá o diabo explicar certas situações, excedeu-se naquilo que julgava ser a “sua justiça”, foi preso logo de imediato e transferido para Bissau onde aguardaria a sua condenação. Nunca mais o encontrei e segundo informações (a confirmar) trabalha numa quinta lá para os lados de Sintra. Este “escrito” tem intenção de HOMENAGEAR a memória do “ESCAMADO” sem naturalmente esquecer o respeito que me merecia o “PENICHE” não deixando contudo lamentar o sucedido e ajuizar o quanto a vida foi “madrasta” para eles os dois.

quinta-feira, 30 de novembro de 2017

LUTO

3º Aniversário da sua “partida” 2014 /2017 

O Figueiredo partiu depois de Folgosinho, Amigo e defensor acérrimo dos nossos encontros, partilhava a alegria e a Amizade sempre que nos “juntávamos”.
Quis o destino que um problema de saúde nos roubasse tão abruptamente que “apanhou” todos de surpresa deixando um VAZIO difícil de preencher nos convívios que vamos “teimosamente” realizando ano após ano para continuar a partilhar a AMIZADE que nos UNIO em terras da GUINÉ.
Á Família e Amigos dizemos que contínua no nosso pensamento e que também á nossa maneira sofremos com a perda.


quinta-feira, 23 de novembro de 2017

O PESCADOR

NOVEMBRO DE 1973
Eu estive Lá:
Tinha regressado da “metrópole” onde tinha “gozado” as minhas férias e depois de alguns dias em Bissau a aguardar transporte lá regressei a Aldeia Formosa. Confrontado pelo nosso Capitão para a necessidade de fazer urgentemente um patrulhamento à procura do homem desaparecido.
Inicialmente caiu-me tudo, não esperava “entrar em campo “ tão rapidamente e ainda mantinha a cabeça “limpa” e o sabor e ritmo da “metrópole”, mas tinha que responder afirmativamente ao “nosso” Capitão. Eram períodos de férias e a companhia estava desfalcada de oficiais e sargentos e tinha mesmo que assumir o “comando” das operações. Foi-me disponibilizado um pelotão (não era o meu) muito reduzido (14 ou 15) com transmissões e enfermeiro e ainda um sem número de milícias (20 a 30) munidos de mauser o que me dava um risco enorme no que me propuseram fazer, mas tinha que ser, avançamos com o que tínhamos e o RECEIO (medo) foi aumentando quando nos íamos aproximando do objectivo e a “bandalheira” das milícias com o “histerismo” da chegada ao local. Acho que em algum momento tive tanto medo de uma operação, a atravessar um riacho numa “ponte” improvisada com um tronco de uma árvore (já tinha feito centenas) caí ao riacho, nada de grave mas demonstrativo do “cagaço” que se apoderou de mim. Chegados ao objectivo deparamos então com o que prevíamos, um grupo IN teria emboscado nas margens do rio (via-se perfeitamente as “camas” feitas no capim) e apanhou o soldado milícia que se tinha dirigido ali para pescar. Difícil a seguir foi fazer crer às milícias que tínhamos que recuar, pois por vontade deles teríamos seguido os trilhos deixados pelo IN e entraríamos pela fronteira dentro. Algum engenho e ajuda do “transmissões” lá simulamos um “rádio” a dar ordens de regresso.  

14-Novembro de 1973 pelas 20,30 horas foi comunicado ao Comando do Batalhão o desaparecimento de um soldado milícia Mamadú Jaló que tinha ido pescar e não tinha regressado.
15-Novembro de 1973 – foi destacado um grupo de combate para um patrulhamento junto ao rio Gunoba, que encontrou vestígios da presença de um grupo (30 a 40 ) elementos que teriam raptado o militar

quinta-feira, 26 de outubro de 2017

FURRIÉIS - 2

E todos os anos lá vamos reunindo as "tropas", o "plantel" tem vindo a diminuir, mais pelo alheamento de alguns elementos do que "baixas" sofridas.
Além do "desaparecimento" do Rui Pedreira, razões de saúde afastarão alguns, mas a falta de motivação estará na razão directa do envolvimento da maioria dos faltosos. 





ANIVERSÁRIO



terça-feira, 24 de outubro de 2017

FURRIÉIS 3ª

Em 2011 e por iniciativa do Cândido Ferreira, juntaram-se em Leiria pela primeira vez o ex. Furriéis da 3ª Companhia. A ideia surgio imediatamente a seguir ao ENCONTRO GERAL na Pateira de Fermentelos e tinha por finalidade “reagrupar” um ex. Companheiro que entretanto tinha regressado a “casa” depois de muitos anos a viver nos STATES. Inicialmente “objectivo” conseguido e logo se pensou em se repetir. Desde então temos vindo a realizar ano após ano o encontro no Mês de Setembro, quase seguido ao ENCONTRO DE TODAS AS TROPAS.È verdade que já tivemos mais presenças, sendo o de Santarém o que reunimos o maior número de ex-companheiros e razões várias tem afastado alguns destes momentos de confraternização. Perdemos o Pedreira, que a vida o “roubou” da nossa presença, outros abandonaram “voluntariamente” e outros nunca marcaram presença.
Sempre que nos “juntamos” todos são lembrados, recordações e episódios por lá vividos são naturalmente recordados e nem nestes episódios os “ausentes” são esquecidos.
Hoje, como ontem, como todos os anos recordo a vivência conjunta por “caminhos comuns”, lamento sempre a falta que fazem os que podem e não vêm, os que por razões de saúde não podem e a SAUDADE que nos trás a “partida” do Amigo e “entusiasta” destes reencontros “o Rui Pedreira.

Hoje, como sempre, não me cansarei destes “apelos”, pois a minha missão é juntar o que percurso da vida nos obrigou a “separar”. Votos de muita saúde e façam o favor de serem FELIZES.


sábado, 21 de outubro de 2017

ELAS

E porque sem "elas" não era a mesma coisa, junto fotos para agradecer a sua "conivência" e a participação nas amizades dos seus Companheiros e ex.soldados. São parte importante nos nossos/vossos Convívios. A todas que participam com a mesma alegria e "paixão" o nosso/meu muito OBRIGADO.




Batalhas da Vida

Temos vindo a perder alguns soldados nas "Batalhas" da vida. Por isso vamos homenageando a sua perda continuando com as Batalhas que se aproximam recordando as que já se passaram CONTINUANDO até que uma "Batalha" qualquer vá dizimando um a um até ao fim da vida de cada um de nós.
Hoje trago-vos imagem da "malta" da 3ª Companhia que se juntou em Almeirim, trazendo à vossa memória os que foram entretanto "abandonando" as nossas fileiras.


quinta-feira, 19 de outubro de 2017

X ENCONTRO

As informações vão chegando, a logística para a realização do próximo encontro já está em MARCHA em breve daremos mais notícias sobre o mesmo.Esperamos por ti e acrescenta mais um companheiro à nossa lista de PRESENÇAS.


terça-feira, 10 de outubro de 2017

COMPANHEIRAS

Desta vez, vamos falar das mulheres.Presentes nas nossas concentrações e muitas vezes "relegadas" para segundo plano, está na hora de realçar a sua presença onde muitas vezes são as principais motivadoras e mobilizadoras para a presença de alguns Camaradas. Companheiras de longa data, convivem à sua maneira dando mesmo a ideia que partilham os mesmos valores que nós. A sua convivência de alguns anos já lhes permitem "formar" os seus próprios "pelotões", cimentando entre si uma amizade que vem crescendo no decorrer dos anos.Hoje começo a partilhar algumas fotos, tentando no que é possível HOMENAGEAR, as Companheiras de uma vida.



sábado, 7 de outubro de 2017

OUTUBRO 1973



Activity in the Theater of operations in the period of:
01 As at 31 October 1973
The rain fell considerably, however, the bolanhas still presented themselves with much water and the rivers with great flow.
In the meantime, on orders from above, Battalion 4516 became the intervention force of the Chief Command, and so it was transferred to Bissau, but in the meantime it was based in Colibuía one of its Companies in reinforcement of Battalion 4513.
The activity of I.N. continued to be weak, highlighting the flogging to CUMBIJÃ on the 9th at 17.30 h during 45 minutes where they projected 100 recoilless cannon grenades 82 and 5 mortar grenades 82 with no consequences but with a remarkable "shooting" accuracy.
During this period, Buba deployments of Engineering No. 1 E 2 and the Study and Road Construction brigade began to begin the construction of the Aldeia Formosa - Buba road on two fronts from Aldeia Formosa and Buba, Aldeia Formosa was displaced the deployment of Eng. Nº 1. With this displacement, the forces of the sector began to demand an extraordinary effort in the realization of columns of replenishment in order to put in Aldeia Formosa the materials necessary for the beginning of the obras.Com The heavy machinery and caterpillar crossing of the road has been badly damaged and urgent repairs have to be carried out on some bridges to ensure that they are passable.
• Major Dias Marques was on vacation
• The "OMOPLATA" operation started by forces of the 1st Company of Battalion 4513 with collaboration of Naval forces with the intention of reaching PONTA NOVA.
• The Commander receives a visit from all the "Big Men" who come to communicate that in the Assembly they elected SEKUNA, son of CHERNO RACHID as his successor.
• Forces of the 1st Company intercepted a group of 120 armed elements in XITOLE moving from South to North, not having any of our troops suffered any consequence, and it is expected that the IN suffered some casualties without confirmation. 1 grenade of RPG-7 was captured.
• During this period, some (more than normal) refueling columns in Buba

• Forces of the 3rd Company during the action "ORACULO" executed the patrolling conjugated with against penetration in the region of "GAMÃ" and Ponte do Rio BALANA. During this patrolling, a minefield is installed in the region of the BALANA river, on the road to GADEMBEL.

sexta-feira, 6 de outubro de 2017

OUTUBRO 1973


Activité au théâtre d'opérations dans la période de:
01 Au 31 octobre 1973
La pluie a considérablement diminué, mais les bolanhas se présentaient encore beaucoup d'eau et les rivières avec un grand flux.
Entre-temps, le commandement en chef du Bataillon 4516 est devenu la force d'intervention du commandant en chef, et il a été transféré à Bissau, mais dans l'intervalle, il était basé à Colibuía, l'une de ses sociétés en renforcement du bataillon 4513.
L'activité de I.N. ont continué à être faibles, mettant en évidence le flogging à CUMBIJÃ le 9 à 17h30 pendant 45 minutes où ils ont projeté 100 granules de canon sans recul 82 et 5 grenades de mortier 82 sans conséquences mais avec une remarquable précision de "tir".
Au cours de cette période, les déploiements de Buba de l'ingénierie n ° 1 E 2 et de la brigade de l'étude et de la construction de routes ont débuté la construction de la route Aldeia Formosa-Buba sur deux fronts d'Aldeia Formosa et Buba. Aldeia Formosa a été déplacée dans le déploiement de l'Eng. Nº 1. Avec ce déplacement, les forces du secteur ont commencé à exiger un effort extraordinaire dans la réalisation de colonnes de réapprovisionnement afin de mettre Aldeia Formosa les matériaux nécessaires au début des travaux.Com La machinerie lourde et la traverse de la route ont été gravement endommagées et des réparations urgentes doivent être effectuées sur certains ponts pour s'assurer qu'elles sont passables.
• Major Dias Marques était en vacances
• L'opération "OMOPLATA" a commencé par les forces de la 1ère Compagnie du Bataillon 4513 avec la collaboration des forces navales dans l'intention d'atteindre PONTA NOVA.
• Le commandant reçoit une visite de tous les «grands hommes» qui viennent communiquer que, lors de l'assemblée, ils ont élu SEKUNA, fils de CHERNO RACHID, comme successeur.
• Les forces de la 1ère compagnie ont intercepté un groupe de 120 éléments armés dans XITOLE qui se sont déplacés du sud vers le nord, sans avoir eu aucune de nos troupes, et on s'attend à ce que l'IN ait subi des pertes sans confirmation. 1 grenade de RPG-7 a été capturée.
• Au cours de cette période, certaines colonnes de ravitaillement (plus de la normale) à Buba
• Les forces de la 3ème Compagnie lors de l'action "ORACULO" ont exécuté le patrouille conjugué avec la pénétration dans la région de "GAMÃ" et Ponte do Rio BALANA. Au cours de cette patrouille, un champ de mines est installé dans la région de la rivière BALANA, sur la route de GADEMBEL.