quarta-feira, 17 de maio de 2017

17 de MAIO

Os Trilhos de NHACOBA

Em Maio 1973 foi o mês de emancipação militar, do sacrifício, da dor e muito sofrimento. Dedico estas linhas a todos os companheiros que sofreram fisicamente e psicologicamente as agruras da “Verdadeira Guerra”.
Começaram as grandes movimentações militares cuja intensidade não se tinha visto antes e por muitos acontecimentos posteriores nada mais viria a ser tão marcante como aquele dia. Após a adaptação às respectivas zonas as coisas começavam a “aquecer” e a 17 de Maio iniciou-se a operação “BALANÇO FINAL” que se destinava à ocupação de NHACOBA. Numa primeira fase entraram na operação as companhias 8351 (CUMBIJÃ) a 3ª Companhia a C.CAÇ. 18 e a companhia dos “VELHINHOS” de Aldeia Formosa.
De salientar que todas as forças militares da zona estiveram envolvidas nesta operação, umas directamente outras indirectamente através do Apoio que foi necessário prestar.
Dos acontecimentos e das consequências todos os que estiveram lá recordarão cada um à sua maneira, escuso-me naturalmente a pormenorizar por não ser capaz de o fazer com a exactidão que cada um viu, ouviu, sentiu e sofreu. 
Aproveito a oportunidade de transmitir o quanto eu sofri com vocês Companheiros e Amigos e o prazer enorme que tenho em continuar a desfrutar a vossa amizade que embora distante eu sei que é recíproca. Permitam-me referenciar os companheiros que nesse dia sofreram na “pele” as agruras de um “combate”.
Adalberto Costa Silva, Filipe Manuel Ferreira Gonçalves, Manuel Augusto Ferreira Alves, Manuel Fernandes Carvalho, (Todos ex-furriéis da 3ª Companhia) João Orlando Ferreira Figueiredo e Armando Cardoso Soares (Soldados da 3ª Companhia.) 

 Porque eu estive lá, vivi todos os acontecimentos de forma intensa, e ao fazer a revisão dos acontecimentos continuo a querer partilhar com todos a minha SINCERA AMIZADE.

Sem comentários:

Enviar um comentário