Em 13 Junho 1973:
Saímos de Aldeia Formosa muito cedo,era dia de Sto António, recordo que saí do quarto a cantarolar algumas cantigas tradicionais da época, ao chegar à Berliet o meu Camarada António Calado virou-se para mim e disse-me, vens a cantar, hoje vai haver merda. Mas lá seguimos na habitual coluna auto que se dirigia para a frente de trabalhos e respectiva protecção aos trabalhos da Engenharia que continuava a construir a estrada Mampata- Nhacoba e onde seguiam em algumas viaturas muitos CIVIS que aproveitaram a “Boleia” para se dirigirem aos locais onde viviam/ ou visitarem Familiares na Zona. Nesse dia estava nevoeiro cerrado que se manteve durante parte significativa das primeiras horas da manhã.Imediatamente a seguir à “picagem” do pontão que estava a cargo do pessoal do 2º Pelotão da 3ª Companhia (Alferes Mota) que tinha uma equipa de militares que viajavam numa das Chaimites para levar a efeito a tal picagem nos pontões da estrada. Iniciada a marcha em direcção ao objectivo e logo quase de imediato desaba um fogachal e à primeira rajada salta tudo para o chão. A emboscada montada do lado direito apanhou a “cabeça” da coluna na zona da morte (…) Tudo começou com rajadas de “costureirinha”, mas logo começaram a rebentar por cima da coluna e na mata as granadas de morteiro e RPG. Depois calaram-se as armas ligeiras e bateram em retirada, de seguida e por ordem do Major (que seguia na coluna numa viatura mais atrás) fez-se um reconhecimento da Zona , mas já não encontramos nada, embora ainda se ouvissem alguns tiros de intimidação á perseguição.Durou isto uns dez minutos no máximo, até que tudo se calou de vez.Os únicos feridos (ligeiros), por ironia, seguiam dentro da Chaimite (ERec “FOX” 8840) que normalmente encabeça a coluna. Eram da 3.ª CCAÇ do grupo do Alf Mota e eram da Equipa da picagem e que seguiam na Chaimite que quando levou as primeiras rajadas, (sem conhecermos o que se passou) o condutor teria na “confusão” saído da estrada indo cair numa “pedreira” (onde se faz a extracção de saibro para a estrada), ficando ali “encalhada”. Os feridos levaram uns pontos, e a coluna seguiu o seu destino superando as dificuldades que lhe tinha sido “imposta” pela intervenção do IN.
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