quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Mensagem Natal


Aos meus Companheiros, Amigos e seus familiares;
Queria aproveitar esta data de comemoração da Família, da Solidariedade e do maior valor que nos pode unir a “AMIZADE”, para vos desejar em meu nome e da minha família , BOAS FESTAS, que o Menino Jesus  vos traga muita saúde e que as dificuldades que se avizinham no novo ANO, sejam minimizadas pela alegria e força de vontade de viver.Certo que todos mais velhos, conscientes das dificuldades passadas, com uma vontade enorme que nesta altura tudo fosse diferente, faço votos que tenhamos força para continuarmos por cá a desfrutar da alegria dos nossos SUCESSORES.
Ramos

Ex. furriel da 3ª Companhia


terça-feira, 2 de outubro de 2012

REENCONTRO


Mais um dia de Glória:
 
 
Estamos cá e vamos desfrutando da vida da melhor maneira.
Reencontro de “rapazinhos”que em 73 partiram em direcção á Guiné em cumprimento das suas “obrigações” militares. Perdemos por lá o medo de estarmos sozinhos, aprendemos por lá como viver em grupo e o que é o espírito de solidariedade, crescemos cada um á sua maneira mas sustentados nos princípios que por lá nos ensinaram.
Hoje homens mais maduros, cabelos brancos como sinal de sabedoria, continuamos a privilegiar a nossa AMIZADE. Vamo-nos encontrando enquanto a vida nos proporcionar meios físicos para nos movimentarmos, um dia de cada vez, um encontro todos os anos e vamos fazer votos para que para o próximo estejam os quatro companheiros que não puderam estar presentes este ano.
 
Vamos tentar envelhecer devagar e com a melhor qualidade possível, vamos envelhecer juntos mantendo a Amizade que nos uniu quase á 40 anos.
 

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Furriéis 3ª Companhia



VOU FICAR SENTADO  Á ESPERA
Dia 22 de Setembro é já aí, Como muitos de nós irão muito provavelmente fazer um retiro para gozar alguns dias de descanso, aproveito a oportunidade para lhes enviar um abraço e votos de boas férias ( Se o Passos deixou)e relembrar o próximo encontro em Santarém que o nosso amigo Cândido Ferreira está tão entusiasmado a organizar.
Espero que agendem com antecedência de forma a que a presença seja efectiva e no maior numero de companheiros possível.
Faço votos que nenhum problema de saúde seja impeditivo á VOSSA presença e aos que nunca apareceram, venham que vão GOSTAR.
Um apelo muito em particular e que julgo poder falar em nome de todos os outros ao Luís Calado, aparece, pois todos ficaríamos muito contentes por te rever.
Um abraço e até lá.
Vão dando noticias nem que seja para dizer “Olá amigo está tudo bem”

quarta-feira, 4 de julho de 2012

RECORDAÇÕES



AMIGOS PARA A VIDA
Ao iniciar-se mais uma época desportiva, recorri mais uma vez à cábula para ir  ao vosso encontro e trazer-vos á memória factos das nossas vidas que se passaram á 39 anos atrás.Assim em Julho de 1973 o Batalhão continuava a receber alguns reforços para completar os seus planteis e já com uma pequena parte do campeonato cumprido e bastante sofrido mas a vida continua e á que restabelecer o equilíbrio das forças e todas as companhias continuavam a receber MILITARES:
v Para a C.C.S. entrou o Soldado atirador José Pereira
v A 1ª Companhia recebeu o reforço também de um cabo atirador Salvador Clemente
v A 2ª Companhia foi a que recebeu mais reforços e foram incorporados: Furriel. Miliciano. Humberto Leiria, os 1º Cabo padeiro José Carvalho, o  1º Cabo auxiliar de  enfermeiro Joaquim Bico e o soldado de transmissões José Félix.
v Para a 3ª Companhia o Furriel Operações Especiais. Cândido Rosa Ferreira, o 1º Cabo auxiliar de enfermeiro António Nunes e o soldado atirador Carlos Almeida.
Já com este pessoal incorporado, continuam as acções normais de patrulhamento e depois de entrar no pós NHACOBÁ e havia que responder a tamanha retaliação que se sentiu quase de imediato.
Todas as companhias intensificam as suas actividades:
No inicio de Julho começaram batidas a zonas nunca antes patrulhadas pelas nossas tropas, forças da 1ª , 2ª e 3ª Companhias entraram na “OPERAÇÃO OVIEDO” que as levou ao patrulhamento ás zonas de SAMENAU e TUNANE tidos como locais em que o IN se encontrava instalado. Era a primeira acção naquela zona e embora havendo sinais da sua presença o IN já tinha retirado, as nossas tropas detectaram e levantaram em SAMENAU uma mina anti-pessoal.
Dias passados as 1ª e 2ª Companhias e no decorrer da “OPERAÇÃO ORGULHO” detectaram e destruíram parcialmente em GUILEGE uma palhota que servia de celeiro e que continha  cerca de 2 toneladas de arroz e outras palhotas abandonadas á cerca de 1/2 meses, ainda em GUILEGE mas noutra localização foram detectadas outras palhotas que acabariam por serem também destruídas, ainda na mesma zona foi avistado um elemento IN que perseguido se pôs em fuga abandonando  pelo caminho 10 cargas de RPG, 18 cartuchos de granadas morteiro 82 e dois petardos de trótil que recolhidos vieram para o Aquartelamento.
Entra-se numa fase difícil para o pessoal de CUMBIJÁ,  durante o mês de Julho foram flagelados 3 Vezes quase sempre á mesma hora ( entra as 17 e as 18 horas) com granadas de morteiro 82 , granadas de canhão sem recuo mas felizmente sem causarem danos ás nossas tropas e responderam com fogo de Artilharia.
Assim se passou mais um mês com bastante actividade, onde todos procuraram cumprir as suas tarefas de forma a que se imponha a nossa presença e obrigue o IN a recolher ás suas bases e nos dê algumas tréguas.
Como nem sempre tudo corre bem, faleceu neste mês o Soldado auxiliar de cozinheiro da CCS - Gastão da Costa Araújo por acidente com arma de fogo.
Segundo a minha memória, este acidente ocorreu com um conterrâneo dele que se encontrava destacado na CHAMARRA  e que sempre que lhe tocava na sua deslocação a Aldeia Formosa ia fazer uma visita ao seu amigo que estava de serviço na cozinha.
A todos os companheiros que lerem esta mensagem, faço votos que tenham muita saúde e se alguma coisa esteja menos bem que regresse a normalidade o mais rápido possível.
Enquanto eu poder, vou-me lembrando de vocês e mesmo escrevendo o que está escrito vou dando sinais de VIDA. 

Um abraço de Amizade
Ramos 3ª Companhia


domingo, 24 de junho de 2012

REENCONTRO

Grande emoção neste abraço.
8 de Dezembro de 2011 o reencontro do Cândido Ferreira e o António Calado.Passados que foram 37 anos após o nosso regresso a Portugal o reencontro de amigos e companheiros, ex. furriéis que fizeram parte do mesmo grupo de combate na 3ª Companhia em Aldeia Formosa.


quarta-feira, 20 de junho de 2012

quinta-feira, 14 de junho de 2012

ENCONTRO DE FURRIEIS DA 3ª COMPANHIA.


08/12/2011
Depois do encontro do Batalhão na Pateira de Fermentelos descobrimos que o nosso companheiro e amigo António Calado tinha regressado dos Estados Unidos para onde tinha emigrado pouco tempo depois do final da nossa “missão” na Guiné e onde construiu grande parte da sua vida e a sua família.
Embora viesse a Portugal gozar os seus períodos de férias, só por uma vez se tinha reencontrado com alguns amigos de então (O Paulo Silva, o Adalberto Silva, o Filipe Gonçalves e o Manuel Alves) numa patuscada lá para os lados de Aveiro.
Imediatamente partimos logo para a possibilidade de juntar os amigos mais “próximos” e partilhar com ele as “recordações” que  acumulamos nos reencontros que temos vindo a participar e ajudar a “matar”as saudades que ele como nós mantém nestes últimos 39 anos das nossas vidas.
Infelizmente não estiveram todos presentes; motivos vários levaram a faltar alguns companheiros, uns por razões de saúde, outros por continuarem alheios a estes inventos e alguns mesmo por afazeres assumidos anteriormente.
Não estiveram presentes: o Luís Calado, o Moutinho, o Vicente o Carvalho, o Azevedo e o Fernando Cunha (Pina) o que muito lamentamos mas convencidos que no próximo e alguns já recuperados das “maleitas” que os afectaram irão enriquecer com a sua presença o próximo convívio.
Foi mais um momento de grande “ENTUSIASMO” e de grandes “EMOÇÕES”, lá conseguimos falar mais um bocado das nossas vidas, onde os mais “Velhinhos” nestas andanças partilharam a ansiedade própria destes momentos e contagiaram os presentes a juntarem-se mais uma vez e a ajudar á mobilização dos “faltosos”.
O Cândido Ferreira já está a trabalhar no próximo como será do vosso conhecimento, vamos todos colaborar para mantermos a “união” neste grupo que não estando sempre juntos procuram manter laços de amizade que os uniram em tempos “VIVIDOS” em períodos bons e menos bons que ajudaram a cimentar esta amizade mesmo a 39 anos de distância.

O batcac4513

quarta-feira, 13 de junho de 2012

JUNHO 1973

Ainda Junho de 1973

Os dias iam decorrendo, não havia tempo para monotonia e habituamo-nos a grande intensidade de “GUERRILHA”, matava-se os poucos tempos livres com grandes jogos de futebol de cinco e muitos jogos de cartas, as casernas transformavam-se em autênticos “CASINOS” ambulantes e em cada canto havia as respectivas e improvisadas “mesas” de jogo algumas vezes até as próprias camas á falta de melhor serviam para desenrascar.
Continuavam-se a preencher os lugares ainda vagos. Chegaram neste mês ao nosso convívio:
Para a C.C.S:
O Sargento-ajudante Inácio Toscano o 1º Cabo enfermeiro António Leal o soldado cortador Fernando Galucho entre outros que vieram ocupar as suas funções na comissão.
Na 1ª Companhia:
A inclusão do 1º Cabo escriturário Francisco José, o soldado de transmissões Manuel C. Lente e o soldado atirador Albino Mendes
Á 2ª Companhia:
Chegou o Apontador de morteiro Francisco Costa
E a 3ª Companhia foi reforçada com a inclusão do Soldado de transmissões António Barbosa e o Soldado atirador Francisco Igreja.
A “guerra” continuava, a qualquer dia a qualquer hora, aí estavam os nossos “PARCEIROS” a fazerem das deles. No dia 18 de Junho, recebemos a visita de Sua Ex.ª o General António Spínola que se deslocou a Nhacobã e a Cumbijã a fim de ver o andamento dos trabalhos e numa cerimónia simples mas muito sentida “GRADUOU” em Alferes o Furriel miliciano Vieira da Companhia de Cavalaria 8351 e quis o destino (ou não) que pelas 9,30 horas da manhã as tropas instaladas em Nhacobã sofressem uma flagelação que durou 10 minutos e ainda na presença do Sr. General que de imediato fez uma retirada estratégica mas ainda a tempo de assistir a um rebentamento de uma mina anti-carro provocada pela movimentação de uma máquina da Engenharia que sofreu danos graves. Naturalmente que apareceram de imediato os helicópteros de transporte e segurança que no descampado mais próximo retiraram a comitiva em direcção a Aldeia Formosa (ou mesmo directos a Bissau, não me recordo).
Dia 21 Enquanto faziam protecção aos trabalhos da Engenharia e sempre no mesmo Teatro de Operações, foi a vez de forças da 2ª Companhia serem atacadas por granadas de canhão sem recuo, morteiro 82 e ainda com granadas de RPG. Infelizmente desta vez com marcas, porque causaram ferimentos graves em 2 Companheiros. 
Nós continuamos a dar noticias,vamos procurar manter vivas as memórias dos companheiros que viveram estes e outros episódios que fazem parte das nossas vidas.

batcac4513

segunda-feira, 11 de junho de 2012

ABRAÇO

Um abraço com muitos anos de atraso
 Ao fim de 39 anos reencontraram-se no passado dia 17 de Março aquando o encontro do pessoal do Batalhão.
Ambos fizeram parte da C.C.S do Batalhão 4513 e Oficiais de grande estima, Alferes Capelão Borges de Pinho (cabelo mais branco) e o Alferes de operações especiais Orlando Viegas Mendes. Por razões diferentes, não nos acompanharam até final das nossas missões. O Capelão (Padre) porque já tinha pedido á Igreja para deixar de ser Padre e quis voltar á vida civil e por isso foi desmobilizado. O Orlando também não nos acompanhou até final, mas não identifiquei as razões. O antigo Capelão Borges de Pinho, vive em Ovar e o Orlando Viegas Mendes vive actualmente no Mónaco.

VAMOS DANDO NOTICIAS

quinta-feira, 7 de junho de 2012

HISTÓRIAS DA NOSSA VIDA


JUNHO DE 1973

Entra o mês de Junho /73 e para não variar INHACUBÃ volta a ser flagelada com morteiros 82 vindo da zona de SAMENAU e mais uma vez sem efeitos sobre as nossas tropas
Nesse mesmo dia (01 de Junho) um Grupo de combate da 1ª Companhia sofreu um ferido ligeiro ao montar segurança próximo do destacamento de CUMBIJÃ.
Iam decorrendo os dias com muita actividade mas sem registos muito significativos, até que chegou o dia:
13 de Junho (Dia de Santo António)
Acordei manhã muito cedo ao som (RADIO) com algumas músicas tradicionais das marchas de STº. António, Tinha missão para esse dia com o meu GRUPO DE COMBATE, íamos fazer segurança à Engenharia que continuava a abrir a estrada para NHACUBÃ e como sempre o AMIGO MARCELINO, veio bater-me á porta do quarto para confirmar se já estava acordado o que depois da confirmação dirigimo-nos para a BERLIET que estava estacionada já muito próximo do Gabinete do Comando e pelos vistos só faltávamos mesmo nós.
Curiosamente ou não, ao contrário dos meus hábitos eu ia a cantar as ditas músicas que todos conhecemos e que fazem referência às festas da época e para espanto da maioria dos “ouvintes” o amigo António Calado virou-se para mim e disse-me “VENS A CANTAR AINDA VAI HAVER MERDA” e eu naturalmente virei-me para ele e disse-lhe “então não sabes que hoje é dia de Santo António?” e lá seguimos em direcção ao “OBJECTIVO”. Manhã de muito nevoeiro a fazer lembrar as manhãs da “METRÓPOLE” da época, passamos por MAMPATA e depois de fazermos as respectivas operações de rotina antes de entrarmos em zona de maior perigo lá seguimos na estrada que nos levaria á frente dos trabalhos de Engenharia.
Seguiam duas CHAIMITES á nossa frente e numa seguia uma equipa de picagem para em cada pontão que tínhamos que passar fazer a respectiva detecção de minas e facilitar a passagem da restante “coluna”. Não se via quase nada devido ao nevoeiro mas lá seguimos estrada fora na expectativa que tudo decorre-se pelo melhor, mas eis que chegados á zona de XITOLE fomos alvo de uma “EMBOSCADA” montada por um grupo I.N. que durante 10 minutos nos atacou com armas automáticas e granadas de morteiro 60 e ainda com RPG mas sem consequências graves para as nossas “TROPAS”. Acabaram por fugir depois da nossa reacção em direcção ao Rio HABI e ainda hoje me interrogo se eles nos estariam a ver (dada a densidade do nevoeiro) ou se reagiram ao som dos motores das viaturas que nos Transportavam.
O dia depois decorreu normalmente até ao fim da “MISSÃO” mas MAIS UM SUSTO que o nosso amigo Calado “adivinhou” ao som das minhas cantorias e mais um entre muitos que tinham acontecido desde o Inicio de Maio.
EU VOU DANDO NOTICIAS, ESPERO PELAS VOSSAS.
Do Amigo Ramos
3ª C.CAÇ.
 

REGISTOS DE MAIO


MAIO DE 1973

Depois de um mês  intenso e de muita actividade, onde a referência á operação BALANÇO FINAL é o maior destaque e com as consequências que todos se recordarão, não queria passar sem deixar de referir outras ocorrências neste mês e que irão avivar as vossas memórias.
Dia 12 de Maio, na região de XITOLE um grupo de combate da C.CAV.8351 que se deslocava numa viatura sofreu uma emboscada de um Grupo I.N. calculado entre 20 a 25 elementos com Armas automáticas e RPG que nos causou 1 Morto e 2 Feridos ligeiros acabando por se retirarem em direcção do MISSIRÃ.
Decorreu a Operação BALANÇO FINAL entre os dias 17 de Maio e o dia 25 de Maio em que todos tivemos intervenção uns mais directa, outros mais de apoio mas que de que nos recordaremos para toda a nossa vida
Acabada a tarefa principal NHACOBÃ, o adversário não deu tréguas e no dia 26 de Maio pelas 17,30h voltou a enviar uma “AMEIXAS” sobre Aldeia Formosa de canhões sem recuo 85 e Foguetões 122 (cerca de 20 rebentamentos) felizmente sem consequências.
No dia seguinte 27 de Maio, NHACOBÁ foi flagela durante 10 minutos com 60 granadas de morteiro 82, o fogo vinha da direcção de SAMENAU, SALANCAUR e UNAL mas felizmente não causaram estragos.
Finalizado o mês de Maio, e julgando que o insucesso das investidas do I.N. os obrigariam a fazer uma retirada para se reabastecerem, pura ilusão e ainda bem que nos mantivemos sempre activos para que não fossemos surpreendidos.

RAMOS 3ª C.CAÇ.

quinta-feira, 24 de maio de 2012

CADERNETA DE CROMOS

UMA AMOSTRA DO ESTADO DAS CARROCERIAS DE ALGUNS COMPANHEIROS QUE TÊM PARTICIPADO NOS NOSSOS ENCONTROS E QUE CONSIGO IDENTIFICAR, A MAIORIA DAS FOTOS SERÃO DO PESSOAL DA 3ª COMPANHIA.
  


 

 


OPORTUNAMENTE ACRESCENTO MAIS FOTOS, SE PORVENTURA TIVERES FOTOS DE PESSOAS QUE QUEIRAS INCLUIR ENVIA-ME PARA O MEU EMAIL.