quinta-feira, 17 de novembro de 2016

HISTÓRIAS

Batalhão Caçadores 4513
CAPITULO – 1
Mobilização – Composição
O Batalhão de Caçadores 4513 começou a existir como Unidade em 19 de Fevereiro de 1973. A Unidade que organizou foi o Regimento de Infantaria Nº 15 em Tomar.
Nesta Unidade foram formados a quase totalidade dos Praças com especialidades de Atiradores, Armas pesadas, e Corneteiros sendo na sua grande maioria do Norte do País.
No Período de 19 a 28 de Fevereiro procedeu-se à organização do Batalhão, tendo decorrido de forma natural, muito embora registaram-se mais de meia centena de faltosos entre Sargentos e Praças.
Formadas que foram as companhias, passou-se à fase de Instrução (especialidade) que decorreu até Finais de Fevereiro de 1973. A partir de 1 de Março até 10 de Março de 1973 gozaram um período de licença e finda a mesma apresentaram-se na UNIDADE.
A cerimónia da entrega do Guião
Procedeu-se de forma simples e realizou-se na parada do R I 15 na manhã de 15 de Março de 1973, tendo presidido o Ex. mo General Valente Pires comandante da Região militar de Tomar e foi ladeado pelo Ex. mo Comandante do R I 15 e pelo Ex. mo Presidente da Camara de Tomar. Depois da imposição de galões e divisas, houve a bênção do Guião após a qual falou o Comandante do RI15 Tenente Coronel Pita de Almeida, que desejou as maiores felicidades ao novo Batalhão. O Comandante do Bat. Cac. 4513 Tenente Coronel Andrade e Sousa que depois de saudar o ex.mo General, agradeceu em breve improviso. A cerimónia terminou com o DESFILE DAS TROPAS EM PARADA, que exibiam já o emblema cujo formato e símbolo é comum a todas as Sub-Unidades do Batalhão, sendo a côr que diferenciava a Companhia.


Embarque 16 de Março de 1973

Sem comentários:

Enviar um comentário