segunda-feira, 30 de dezembro de 2019

ANO NOVO

Aproveitamos esta Data para vos envolver num Abraço Colectivo e desejar que o novo Ano venha "carregado" de muita SAÚDE e que preencha todos os vossos desejos.


domingo, 15 de dezembro de 2019

DEPOIS DO COMBATENTE

José Carlos Gabriel
O “CRIPTO DE NHALA”
Depois da Guiné 
“Parte II”

 A partir daqui segui a minha vida profissional com 3 alterações na carreira tendo todas dado certo. Natural da Cova da Piedade concelho de Almada, nascido a 01/11/1951, resido em Portugal mais precisamente na Amora concelho do Seixal desde 1975.
 Estou reformado desde 2012, viajo com alguma frequência para a Alemanha em média 3 vezes por ano “onde me encontro neste momento” país onde a minha filha acabou a licenciatura e escolheu para viver á perto de 25 anos, tenho dois netos que são tudo para o avô e avó, uma menina com 14 anos e um rapaz com 12 anos.
Infelizmente ou (felizmente) no dia 19/04/2019 sexta feira santa estava aqui na Alemanha tive um AVC e em 25 minutos estava na Unidade Cuidados Intensivos a fazer uma bateria de exames entre eles o Cateterismo e já tinham tudo preparado para fazerem uma cirurgia com a finalidade de parar o derrame o que se veio a verificar não ser necessário.
 A minha neta foi o meu “ANJO DA GUARDA” chamou logo uma vizinha, acompanhou-me na ambulância e hospital servindo de interprete. Estive 8 dias no hotel e o que me valeu para não ter ficado com sequelas (pelo menos visíveis) foi a rápida intervenção tanto do médico na ambulância como no hospital. Vou anexar uma foto recente de onde costumo fazer as caminhadas matinais em Portugal. Deixei de fumar (foram só 52 anos) e beber só mesmo água. Aqui deixo um grande abraço para todos os ex-camaradas com o desejo de UM SANTO NATAL na companhia de quem mais amam juntamente com muita saúde. 
Nota: Um grande abraço e obrigado pela partilha
 ( que será do conhecimento do pessoal com quem contactamos) Esperemos que recuperes e fiques bem de saúde (tanto quanto o possível) e se poderes e quiseres estaremos por aí em algum ponto do PAÍS.

sexta-feira, 13 de dezembro de 2019

HISTÓRIA DE VIDA DE UM COMBATENTE

Hoje trago-vos a “História”de um ex.Companheiro José Carlos Gabriel, que vai acompanhando as nossas publicações , mas que não é presença habitual nos nossos convívios. 
“Parte I” 
Amigo e ex-companheiro Jaime Ramos:
Aceitei o teu desafio pelo que vou proporcionar-te algumas informações.
Na realidade fui 1º cabo Operador Cripto na 2ª Companhia. (Nhala) tendo como companheiro o 1º cabo Operador Cripto Vítor Tojeira sendo
 Furriel Transmissões o José Cavaco Roque.
A minha chegada ao BCAC4513 e por conseguinte á 2ª CCAC foi um pouco atribulada.
 Quando assentei praça já era casado, fiz a recruta no (RI 7), a 1ª especialidade de escriturário no (RAL 4) “altura em que nasceu a minha única filha” ambos em Leiria, a 2ª especialidade Op. Cripto no (BRT) na Trafaria onde passei a 1º cabo em dezembro 1972 tendo transitado para a Defesa Nacional. Fui mobilizado pouco tempo depois já em 1973, mas não me deixavam sair sem ter um substituto, mas com a ajuda dos meus ex-camaradas lá me safei para não ter de passar a rendição individual. Segui então para o (RI 15) que me entregou a guia de marcha para a Guiné Bissau no TAM. Chegado aqui fui para os adidos e uns dias para o QG mais precisamente para a CHERET. Embarquei então num NordAtlas com destino a Aldeia Formosa (BCAC 4513). Aqui aguardei uns dias por uma coluna que me levou até Nhala. Nessa altura já todos estavam no território á algum tempo tendo eu sido o Pira da Companhia pelo que sei.
 Aproveitei todas as férias que me eram autorizadas de tal forma que em 1974 quando eu estava ainda de férias regressou o BCAC 4513 a Lisboa. Infelizmente não tive qualquer informação oficial do regresso, nem por intermédio do BCAC, nem da 2ª CCAC ou de outro qualquer organismo oficial, fui informado sim por um ex-camarada residente em Almada que telefonou a dizer para eu não embarcar porque tinham regressado e para me dirigir ao Quartel do Campo Grande em Lisboa fazer o espólio, estava já a uma semana de regressar á Guiné. Agradeço ao meu ex-camarada Vítor Tojeira eu ter recebido os meus pertences pois foi ele que se preocupou em fazer uma encomenda e enviar para os Adidos em Lisboa. Fiquei convencido que nós naquela guerra não passávamos de números e carne para canhão.- SEGUE



terça-feira, 3 de dezembro de 2019

BOAS FESTAS

Estimados Amigos e ex.Companheiros
Queria aproveitar esta quadra para vos envolver num abraço colectivo de Amizade a todos com votos sinceros de um Feliz e Santo Natal na companhia das pessoas que vos são mais queridas.
Aproveito para desejar muita saúde e que o próximo ano vos traga Paz, Saúde e muito Amor dos que vos estão mais próximos.
Que a vida nos permita voltar a encontrar em
2020 - Penacova