quarta-feira, 20 de maio de 2015

NOTICIAS DE MACAU

O dia mais longo das nossas vidas?

António Marques da Silva 

1. Escrever para o público, seja maior ou menor a dimensão do universo dos destinatários, é expormo-nos, deixarmos cair no domínio público algumas das máscaras que esta sociedade do faz de conta nos obriga a usar no dia a dia. É também criar inimizades, quando se prefere a verdade à hipocrisia. Eu estou cada vez mais disposto a trilhar este caminho. Às vezes gosto da solidão, mas não quero ser um homem só.
Ontem, num jantar de amigos, em minha casa, acabei por mostrar alguns escritos rimados do meu tempo de juventude (e alguns mais recentes) a um amigo, prescrutando a sua opinião sobre a minha intenção de os publicar em breve. A resposta dele foi, mais ou menos, esta: «Sim, publica, mas muita gente não te vai reconhecer nesta tua faceta. Mesmo para mim foi uma surpresa!». Eu sei, eu mudei muito: é a vida, os desencantos e as desilusões. Mas luto, agora, no meu dia a dia para dar lugar, de novo, à esperança. Eu queria morrer num mundo melhor. Eu não queria ter de repetir o testamento político de Mário Sacramento: «Portem-se bem, não me obriguem a voltar cá abaixo!». E claro está, este recado vai para o povo do meu país cada vez mais longínquo de mim. Mas, desgraçado pássaro que nasce em mau ninho que sou, eu gosto muito do meu país e sofro quando o vejo definhar às mãos de parasitas e abutres, perante a «mansidão» de um povo que já foi valente.
2. Fez no Domingo 42 anos sobre o talvez dia mais longo das nossas vidas, o dia 17 de Maio de 1973 (tinhamos chegado à Guiné há menos de dois meses). Foi em Nhacoba, lá para os lados de Guilege. Já não me lembro muito bem dos pormenores, que a vida nos ensina a sublimar os momentos menos bons e, em contrapartida, a manter vivos na memória os momentos bons como são o convívio, a camaradagem e a solidariedade. A custo, todavia, alguns pormenores vão surgindo na memória, assim como que uma neblina no tempo.
E tudo isto aconteceu porque o Ramos, um dos meus furriéis de então, dinamizador do blogue do nosso Batalhão, aí postou o escrito, o qual me permito transcrever aqui, pela serenidade e sabedoria que o mesmo contém: «A caminho de NHACOBA: Apesar de todas as incidências negativas, aprendemos a sofrer ainda mais, choramos pelos amigos e passamos a encarar "a guerra" com mais realismo, ultrapassávamos o medo com mais facilidade, tudo o que aparecesse para a frente provavelmente nada seria pior que esse dia.
Quero com estas linhas, homenagear todos os que lá estiveram, lembrar os que já nos deixaram e prestar a minha homenagem aos companheiros que sofreram "fisicamente e psicologicamente" as consequências dos "Combates" desse dia».
Eu sei que todos aqueles que não viveram momentos destes vão considerar lamechas tudo isto. Felizes os mais jovens que os não viveram, graças ao 25 de Abril. Mas, apesar de tudo, acreditem: eu vim de lá mais homem, ganhei capacidade de chorar.
Dia 6 de Junho lá estarei convosco, camaradas, para aquele abraço com 41 anos de atraso.

Sem comentários:

Enviar um comentário